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4 motivos para usar o Google Optimize

Juliana Moutinho

Juliana Moutinho
28 de janeiro de 2021

O Google Optimize é uma ferramenta de otimizações de sites, que ajuda a gerar mais conversões a quem a utiliza. Apesar de ser uma ótima ferramenta e que traz inúmeros insights, muita gente ainda não conhece. Então, se você tem um site ou uma equipe de marketing e quer ter mais resultados, você precisa utilizar essa ferramenta. Para isso, nós vamos te explicar agora, o que é e como ela pode te ajudar.

Acompanhe com a gente os 4 motivos para você utilizar o Google Optimize.

O que é Google Optimize?

O Google Optimize é uma ferramenta de otimização de sites, que irá mostrar insights aos profissionais da área de marketing do que melhorar, para atrair mais clientes e oferecer a eles, uma melhor experiência.

O Optimize é integrado com o Google Analytics de forma nativa, de modo que as configurações são feitas de forma mais simples e rápida, usando uma única linha de código em sua implementação. Dessa forma, após a adição do código ao site, é possível publicar novos experimentos aos usuários, com apenas poucos cliques.

Essa integração é extremamente benéfica e feita para ajudar a equipe de marketing a identificar o que precisa ser aprimorado. Nesse sentido, são feitos através de testes contínuos no site e de forma que auxilie na maior conversão e atração de clientes, garantindo uma melhor experiência a eles.

A ferramenta possui um editor visual, onde podem ser feitos testes e simples mudanças de texto e imagens, ou utilizar o editor de código HTML e JavaScript bruto, para alterações mais avançadas. Nos recursos mais avançados, você tem a oportunidade de segmentar usuários específicos e proporcionar ainda mais qualidade ao seu cliente.

O que o Google Optimize oferece?

São vários os recursos que a ferramenta oferece para realizar essas otimizações. Porém, existem duas versões, onde uma é gratuita e com algumas limitações e a outra por ser paga, possui mais recursos. A primeira, a gratuita, como a própria ferramenta direciona, é feita para empresas de pequeno a médio porte, que estão começando a usar os experimentos. Já a versão paga, que é a Optimize 360, é feita para empresas de grande porte ou que precisam de testes mais sofisticados. Na versão premium, a empresa precisa fazer parte do Google Marketing Platform.

Vamos listar as principais funcionalidades oferecidas e a diferença entre cada versão.

Recursos oferecidos em ambas as versões:

  • Teste A/B;
  • Integração nativa com o Google Analytics;
  • Integração com o Google Ads;
  • Recursos de Personalização;
  • Personalização avançada (inclui comportamento do usuário e segmentação por tecnologia e segmentação por área geográfica);
  • Suporte para aplicativos da Web de página única;
  • Segmentação básica por URL;
  • Segmentação técnica (JavaScript, cookies, camada de dados).

Recursos oferecidos apenas na versão gratuita:

  • Com até 16 combinações do teste multivariável;
  • Até 3 objetivos pré-configurados;
  • E com até 5 experimentos simultâneos;
  • Administração básica com usuários ilimitados;
  • Central de ajuda com autoatendimento e fórum da comunidade de parceiros certificados.

Recursos oferecidos apenas na versão Premium:

  • Segmentação por públicos do Google Analytics;
  • Até 36 combinações do teste multivariável (MVT);
  • Até 10 objetivos pré-configurados nos objetivos do experimento,
  • Várias opções disponibilizadas depois que o experimento é iniciado;
  • Mais de 100 experimentos simultâneos;
  • Administração do Google Marketing Platform;
  • Serviços de implementação;
  • Serviços, suporte e SLAs de nível empresarial;
  • Cobrança mensal.

 

4 motivos para você usar o Google Optimize

Agora que você já sabe o que é o Google Optimize e entendeu o que ele oferece, vamos te apresentar 4 benefícios e motivos para começar a utilizar a ferramenta.

  1. Crie diferentes tipos de experimentos

A versão gratuita oferece cinco experimentos, o que facilita bastante para as empresas que utilizam essa versão e não tem a necessidade de expandir para a versão premium, que oferece mais de 100 experimentos. Dessa forma, quem utiliza a versão gratuita consegue gerar, experimentar e estudar as várias oportunidades em todo o site.

  1. Gerar diversas análises com a integração com o Google Analytics

Como falamos anteriormente, com a integração nativa e rápida do Optimize e Analytics, é possível uma análise mais profunda e relevante do seu negócio. A integração permite melhores análises e experiências dos KPIs internos.

  1. Editor visual para a criação de experimentos simples

Com o editor, a ferramenta permite que o usuário crie versões diferentes das suas páginas, com a finalidade de entender, por meio de testes, a melhor versão de conteúdo em código HTML e JavaScript. Dessa forma, o usuário visualiza qual a melhor opção e experiência que o cliente irá ter nas páginas, com os textos, botões com CTAs etc. Além disso, um diferencial interessante, é que o editor trabalha com variações de visualizações em diferentes dispositivos, incluindo os móveis.

  1. Identificação por segmentos-chave de usuários e público-alvo

Como vocês já sabem, o principal diferencial da ferramenta é a integração com o Analytics. Assim como, o destaque ao utilizar essa possibilidade é que o usuário pode utilizar o Analytics para identificar segmentos-chave do seu público. Acompanhe o exemplo:

  • Para clientes que acessarem o seu site X vezes e compraram Y produtos/valores e leads que geraram interesse;
  • Na geo-localização desses leads e clientes;
  • Quando identificados esses principais públicos-alvo, você pode criar diferentes estratégias exclusivas para cada grupo que interessa o seu negócio e usar o Optimize, para segmentar essa oferta para o público-alvo desejado.

 

Então, agora que você já entendeu o que é a ferramenta do Google Optimize e acompanhou os principais benefícios, já está preparado para otimizar suas estratégias de marketing em cima dos insights que a ferramenta pode te oferecer?

Lembre-se que a versão gratuita já oferece várias opções, que podem ajudar a dar mais resultados para sua empresa ou para o seu cliente. Afinal, só tem pontos positivos para você começar a utilizar essa ferramenta já!

Nós, da Nova Data, buscamos sempre otimizar e trazer os melhores insights para nossos clientes. Então, estamos sempre de olho nas novidades e melhores ferramentas, de acordo com o objetivo de cada um. Não deixe de oferecer sempre o melhor a sua empresa e ao seu cliente.

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