Como desenvolvemos nossa nova identidade e marca?
Ao longo de 4 anos, a nossa empresa já teve mais de 3 cores, 2 nomes, 6 sócios e mais de 150 funcionários.
Mas, como faríamos agora que temos um time coeso, um chrun de funcionários menor que 5% a.a, e um corpo de sócios muito bem definido? Com o nosso nome ganhando força no mercado nacional e internacional, além de estar duplicando faturamento todo ano?
Enfim, como devemos nos apresentar para o mercado exatamente como somos hoje?
Foi um processo em que saímos completamente da nossa zona de conforto. Precisamos ficar despidos de ego e olhar nossos 4 anos de trajetória. Fomos atrás de feedback de funcionários e clientes. Além disso, tivemos que encontrar a pessoa certa para desdobrar essas informações e conseguir replicar tudo isso por meio de cores, logo e tom de voz. Nascia então a novadata.
O processo:
Para começar, alugamos o Coworking de um cliente em Botafogo, o COMO. Ele é do nosso amigo Antônio Werneck, e tem uma arquitetura e atmosfera muito próxima do nosso gosto.
Então, fizemos uma imersão insana, de um dia inteiro, relembrando nossos maiores tropeços e perdas, dias mais felizes, conquistas que não comemoramos como deveríamos e todos os locais que a empresa já passou (Ipanema, Jardim Botânico, Centro).
Passamos tudo para um PPT em forma de palavras, as primeiras que vinham na nossa cabeça. Reforçamos alguns de nossos valores intocáveis e achamos o melhor jeito de nos definir. Por fim, definimos os nossos objetivos!
Decisões (difíceis, porém necessárias):
Sendo assim, chegamos à conclusão de que gastaríamos toda nossa energia no que realmente somos especialistas: desenvolvimento (programação). Sabemos que ainda temos muito a melhorar.
Até dezembro de 2021, tínhamos a parte de performance (Ads) como um de nossos serviços. Fomos, e ainda somos, uma empresa Google Partner. Desenvolvemos um dashboard exclusivo para nossos clientes com os dados reais de todas as nossas campanhas. Mas, reparamos que a qualidade do nosso serviço de Desenvolvimento está acima do mercado.
A nossa equipe evoluiu, exponencialmente, a cada dia! Graças ao Bernardo, Edson, Adriano e Andrei, que merecem grande reconhecimento. Isso se reflete em todos os números: faturamento, redes sociais, acessos ao site, pedidos de orçamento, equipe e engajamento de todos na empresa.
Outro ponto que fez nossos planos mudarem foi a ferramenta que desenvolvemos para mapear, organizar, aumentar nossa performance e qualidade em nossas entregas. Identificamos o valor que isso estava gerando para nossos clientes e, principalmente, para os gestores da empresa.
Com os dados da ferramenta, é possível saber quem está performando melhor, quem precisa de um curso específico, quem precisa de feedback e promoção. Enfim, enquanto as equipes ficam mapeadas, nossos gestores e clientes estão sempre seguros das entregas.
Conclusão:
O final desse processo está resumido na apresentação a seguir e nada que digamos aqui definirá melhor.
Apresento-lhes: Baixar