B.I

O que é o Data Science e quais as suas vantagens?

imagem do criador do post

Gabriella Rocha

27 de Maio de 2022 às 07:49

descricao da imagem

Primeiramente, é necessário entender que o Data Science faz parte de várias áreas de atuação. Independente do ramo, ele é primordial para potencializar o desempenho de um negócio. Além disso, a sua tecnologia é essencial para a tomada de decisões de uma organização.


Muitas vezes, as pessoas acreditam que o Data Science seja um assunto difícil de compreender. Todavia, isso não é realidade. Ele está presente no cotidiano corporativo diariamente e, talvez, você ainda não tenha reparado isso.


Nós, da Nova Data, somos grandes fãs deste assunto. Confira o artigo que preparamos, e entenda como a Ciência de Dados pode contribuir com a sua vida. Boa leitura!


Afinal, o que é o Data Science?

Atualmente, dentro de uma grande competitividade no mercado, é necessário se diferenciar. A tecnologia, muitas vezes, é a responsável pelo diferencial competitivo nas corporações. Nesse sentido, ela é capaz de integrar setores e otimizar o trabalho.


Assim, surge o Data Science. Essa área estuda as informações, o processo de captura, transformação, geração e a análise de dados. Com isso, ele é capaz de transformar bancos de dados grandes e complexos em informações significativas para a empresa. Ou seja, através dessa junção é possível usufruir da inteligência de dados de forma produtiva. Sendo assim, os processos se tornam automatizados e as operações são executadas de forma melhor.


Quais são as vantagens de contar com o Data Science?

Como você já entendeu sobre o que é o Data Science, agora iremos explicar quais são as suas vantagens. Confira a seguir!


Otimiza o desempenho financeiro

Quem aí também adora saber que está indo tudo bem com as finanças? Isso é motivo de paz entre os empresários. Porém, poucos sabem que o Data Science é um grande aliado para que isso ocorra. Com ele, o investimento realizado torna-se mais preciso. Evitando, assim, desperdícios graves na estratégia adotada e nas operações rotineiras.


Auxilia a organização das demandas operacionais

Toda demanda precisa ter um prazo bem estabelecido. Ele precisa estar exposto, organizado e com o seu responsável. O Data Science permite que alguns sistemas deem suporte a essas demandas. A partir disso, é possível organizar as tarefas do seu trabalho e permitir que tudo flua bem. O Trello, Operand e Asana são excelentes ferramentas para esse âmbito. Graças ao Data Science, elas estão presentes na atualidade.


Otimiza as ações de Marketing

É inegável que o Data Science e o Marketing andam juntos. Isso porque ambos se completam. O Marketing é um grande refém da tecnologia, sem ela não há avanços digitais.


Nesse sentido, a Ciência de Dados permite o controle e monitoramento das campanhas mercadológicas. Quanto mais acompanhamento temos em cima de uma ação, mais garantimos a sua assertividade. Ou seja, há uma grande economia de tempo e recursos. Com isso, é possível garantir melhores resultados e um ROI (retorno sobre investimento) muito maior.


Conclusão

Portanto, com o artigo é possível compreender a grande contribuição que o Data Science oferece às empresas. Ele é o responsável pelos sistemas, ferramentas, HUB’s e demais avanços tecnológicos. Quando utilizados da forma correta, é possível garantir bons resultados em todos os setores. Além disso, permite uma melhor união e integração entre a equipe.


Gostou deste conteúdo? Fique por dentro do nosso Instagram para mais dicas como esta, e continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

Click