SEO é mais um dos termos que o pessoal de marketing e de desenvolvimento utiliza o tempo todo como se fosse de conhecimento comum. Se você não é da área, é interessante que entenda ao menos superficialmente, visto o potencial das boas práticas de SEO reduzirem drasticamente os custos e o esforço de ser encontrado através do seu site.
Traduzindo ao pé da letra, SEO (Search Engine Otimization) é a otimização de um site para que ele seja devidamente encontrado nos mecanismos de busca. Na prática, no Google.
Apesar do enorme faturamento do Google com o impulsionamento de links, no fim do dia o que garante os quase 6 bilhões de buscas realizadas em um dia na plataforma é a excelente experiência que ela fornece aos usuários. Para isso, é fundamental que estes encontrem resultados relevantes, o mais rápido possível.
Por esse motivo, existe uma inspeção constante da plataforma. São mapeados os conteúdos de todos os sites indexados, e então estes são rankeados para serem devidamente exibidos em cada resultado de pesquisa.
Evidentemente, é interessante para qualquer finalidade que o seu site seja encontrado com facilidade, e preferencialmente de graça. Além dos custos de publicidade que podem ser reduzidos, é ótimo para a autoridade da empresa que esta fique bem posicionada em sua área de atuação, seja com artigos, descrição de seus serviços, busca direta por seu nome, e etc.
Boas Práticas
Existem diversos fatores que influenciam nesse rankeamento. Eles evoluem ao longo do tempo, sempre com o objetivo de tornar os resultados mais eficientes. Por exemplo, quando alguma brecha para “trapaça” é descoberta, o Google toma uma providência para coibi-la. Também quando celulares e tablets se popularizaram, o Google passou a punir websites que não entregassem uma experiência completa nesses dispositivos.
Hoje, os principais que significam bom SEO são:
- Velocidade de carregamento
- Experiência fácil de navegação (Em qualquer dispositivo)
- Criação de conteúdo relevante: textos e artigos
- Configuração correta de metatags (São os textinhos que você vê quando cola um link do seu site no whatsapp, por exemplo)
- Indexação em outros sites
Infelizmente, eu não acredito que essa meta de otimização possa ser alcançada sem a ajuda de profissionais. Estes vão atuar na concepção das páginas, elaboração dos textos, escrita de artigos, e etc. O meu ponto aqui é que com devido entendimento sobre o que se trata, você se preocupe em avaliar a aptidão de eventual desenvolvedor ou agência quando for desenvolver um website. Fazendo de outra forma, é extremamente provável que o seu site sirva somente como um cartão de visitas, e você deixe de lado todo o potencial da internet em te apresentar a novos agentes.