Permito o Uso de cookies para:

Nova Data

B.I

Como contratar uma hospedagem?

Amanda Ribela

Amanda Ribela
6 de abril de 2021

Estamos na era da informação e da tecnologia, por isso, ter um site é muito importante para qualquer profissional. Com isso, muitas dúvidas surgem sobre como fazer, onde criar e principalmente, como contratar uma hospedagem. 

Pensando nisso, preparamos esse artigo para te ensinar tudo sobre hospedagem e como fazer a contratação do servidor certo.

O que é e como funciona uma hospedagem?

Primeiramente, vamos entender o conceito de “hospedagem”, como ela funciona e quais seus benefícios.

Um site é formado por um conjunto de arquivos em textos, imagens e códigos que, juntos, formam as páginas que acessamos. Antes de serem lidos, esses arquivos precisam ser armazenados em algum lugar, ou seja, em um servidor de hospedagem.

 Embora contratar um domínio seja um passo essencial para ter seu site no ar, o domínio é apenas um endereço eletrônico, um URL, por isso, não armazena arquivos.

Por outro lado, a hospedagem é similar a um computador gigante que nunca é desligado. Portanto, seu conteúdo nunca fica off-line. Ele é o responsável por manter as funcionalidades do site, assim como proteger de ataques malignos ou de clonagem.

O nome ‘hospedagem’ se popularizou porque constantemente as pessoas diziam que o site estava hospedado em um servidor, o que não está errado.  Os servidores possuem mais recursos e desempenho do que os tradicionais computadores. Assim, ele pode armazenar todos os arquivos e tê-los sempre disponíveis, para que outros computadores possam acessá-los. Essa é a importância de se ter um servidor de hospedagem.

Simplificando, a hospedagem é um espaço em um servidor capaz de armazenar todos os arquivos, para serem acessados por qualquer pessoa na internet.

Recursos que uma hospedagem oferece:

Existem diferentes recursos que seu servidor pode oferecer. Esses devem ser os fatores determinantes na escolha de sua hospedagem.

Apesar disso, vale lembrar que cada servidor possui suas características e pode oferecer melhor desempenho em um ou outro recurso. Portanto, é fundamental que você analise suas necessidades, antes de assinar qualquer contrato. Conheça agora os principais recursos e dicas sobre eles.

Armazenamento

Também denominado como disco, é o limite máximo de espaço que seu site pode usar. Antes de contratar uma hospedagem, observe o quanto ela oferece de espaço a você e qual é sua expectativa de crescimento.

Transferência

É a quantidade de dados que você pode transferir por mês. Ou seja, significa o limite de atualizações de posts, imagens adicionadas ou qualquer conteúdo que você colocará em seu site. Tudo isso conta como transferência de dados.

A transferência também está relacionada a quantidade de acessos que seu site deve receber mensalmente. Isso porque, em cada acesso, o usuário carrega e transfere os dados do seu site para ele.

Painel de controle

É a partir do painel de controle que você administra e atualiza o seu site. Por isso, é muito importante que a empresa que você escolher para ser sua hospedagem ofereça uma interface amigável e simples.

Conta de e-mail

Contas de e-mail personalizadas com o seu nome e de sua empresa (exemplo “nome@suaempresa.com”) transmitem mais profissionalismo e credibilidade. Alguns servidores oferecem em seus planos contas de e-mails gratuitas.

Domínio

Como dito anteriormente, o domínio de seu endereço na internet é importante para que seu site seja reconhecido e transmita profissionalismo. Alguns servidores permitem o acesso a mais de um site, assim sendo, saber quantos domínios sua hospedagem permite é essencial para quem possui ou planeja ter mais de um site.

 Linguagem da programação e do banco de dados

Um site pode ser feito em diferentes linguagens ou servidores, e isso determina qual é a hospedagem ideal para você. Isso porque, nem todos aceitam determinada linguagem.

FTP e SSH

FTP, “File Transfer Protocol”, é um protocolo usado para o envio de arquivos entre computadores pela internet. Com ele é possível enviar dados e informações de forma simples.

Por outro lado, o SSH, “Secure Shel”, é uma ferramenta que permite acessar remotamente máquinas Linux com segurança, usando criptografia.

Diferentes tipos de hospedagens:

Os provedores de hospedagem oferecem diferentes tipos de serviços. Conheça as principais opções de serviços e saiba como escolher o ideal para sua necessidade.

Hospedagem Compartilhada

Com baixo preço e alta performance, nesse tipo de hospedagem você compartilha seu servidor com outros sites. Esse é o ideal para pequenos negócios e para leigos, já que oferece pré-configuração. Por outro lado, picos de tráfego ou eventuais problemas nos outros sites podem afetar o seu usuário.

VPS Virtual Private Server

Com preços acessíveis e alto controle e performance, embora que ainda seja compartilhado com outros usuários, nesse tipo de hospedagem você tem uma parcela dedicada exclusivamente a você. Apesar de precisar de conhecimento técnico, é possível grande customização.

Hospedagem Cloud

Essa é a hospedagem mais confiável. Com ela seus arquivos e recursos são replicados em cada servidor. Por isso, quando um dos servidores cloud apresenta problemas, automaticamente seu usuário é direcionado para um servidor no cluster que está funcionando.

Hospedagem WordPress

Com baixo preço e também sendo compartilhada, seu servidor é configurado especificamente para o WordPress. Por isso, seu site já é preparado com os plugins essenciais para garantir segurança e otimização.

Esse tipo é facilmente configurado e intuitivo, por isso é ideal para iniciantes, além de apresentar boa performance.

Servidor de Hospedagem Dedicado

Com alto preço e exigindo vasto conhecimento técnico, esse servidor é unicamente dedicado ao seu site. Assim, você tem o controle total de sua hospedagem. Com isso, você tem autonomia para configurar como desejar, escolhendo sistema operacional, softwares e a configuração de todo o ambiente de hospedagem.

Oferecendo alta segurança, esse tipo de hospedagem é indicado para grandes negócios que possuem um tráfego pesado de usuários diários.

Qual o melhor tipo de hospedagem?

O tipo ideal de hospedagem vai depender muito de qual é a sua necessidade. Como você pode perceber, são muitas as opções de hospedagens e vantagens.

Dessa forma, antes de fazer a contratação, analise a sua necessidade e como a empresa que irá contratar funciona e é avaliada no mercado. Ou seja, pesquise o tamanho da empresa e como é sua avaliação pelos seus clientes e nos sites de reclamação. E mais importante ainda, verifique se oferece atendimento e central de ajuda.

Usando as práticas desse artigo que nós preparamos, fica mais fácil entender sobre hospedagem para fazer a contratação certa.

Apesar disso, se quiser ter a segurança de um site responsivo, otimizado e que trará destaque para você, nós podemos fazê-lo. Com isso, você tem a certeza de que conseguirá o destaque almejado, com a segurança e credibilidade que podemos oferecer. 

LEIA TAMBÉM

B.I

Ter um site é muito importante, mas na hora de escolher qual plataforma usar, surgem muitas dúvidas. As mais populares e vantajosas são o WordPress e o WIX. Mas, você sabe quais são as diferenças e as vantagens dessas plataformas? Pensando nessas dúvidas, preparamos um comparativo para mostrar as principais diferenças e ajudar na sua […]

Amanda Ribela Amanda Ribela

B.I

Existem várias opções para a criação e o gerenciamento de sites e o principal e mais popular é o WordPress. Ele oferece muitas vantagens para quem o utiliza, ainda mais hoje, que há uma grande necessidade de se ter um site na internet, principalmente em cima dos resultados no marketing digital. Que são bem positivos, […]

Amanda Ribela Amanda Ribela

B.I

Estar na internet é uma necessidade para qualquer empresa ou profissional que quer alcançar e conquistar seu público. Apesar disso, apenas ter um site não é o suficiente, é preciso que seu site seja responsivo. Mas, você sabe o que é um site responsivo? Conhece as vantagens? Com o marketing digital sendo cada vez mais […]

Amanda Ribela Amanda Ribela