Permito o Uso de cookies para:

Nova Data

B.I

Confira os benefícios de sites em WordPress

Amanda Ribela

Amanda Ribela
20 de abril de 2021

Existem várias opções para a criação e o gerenciamento de sites e o principal e mais popular é o WordPress. Ele oferece muitas vantagens para quem o utiliza, ainda mais hoje, que há uma grande necessidade de se ter um site na internet, principalmente em cima dos resultados no marketing digital. Que são bem positivos, diga-se de passagem. Mas,  você conhece os benefícios que o WordPress oferece para o site da sua empresa?

O que é o WordPress

É um “Content Management System”, CMS, em português, “Sistema de Gestão de Conteúdo”. Sendo “open-source”, ou seja, tendo código aberto, ele é simples de criar, configurar e usar. No WordPress você pode criar sites, blogs, portais, e-commerces etc.

Cerca de 32% dos sites são criados em WordPress. Grandes sites como Toyota, The Walt Disney Company, Sony Music, Mercedes Benz e até a Casa Branca usam esse CMS.

História

Criada por Ryan Boren e Matt Mullenweg em 2003, com o intuito de ser uma plataforma apenas para blogs, foi desenvolvida a partir do já existente sistema b2/cafelog. Apesar disso, ele rapidamente evoluiu. Muito disso por ser uma ferramenta de código aberto, o que permite ilimitadas possibilidades de criação. Além disso, por ser open-source, permite que usuários de todo o mundo contribuam para a evolução e melhoria da plataforma. 

Hoje, a Automattic, empresa dona do WordPress, já possui mais de 700 funcionários em 60 países contribuindo remotamente para o desenvolvimento e aprimoramento da plataforma.

CMS possui duas versões diferentes. O “wordpress.com” é uma versão self-service onde você pode criar seu site sem ter uma hospedagem ou domínio contratado. Criado com fins lucrativos, ele possui uma interface mais simples e planos gratuitos, além da venda de domínios e planos mensais para sites.

Por outro lado, o “wordpress.org” possui uma versão open source. Ou seja, qualquer pessoa pode baixar e configurar sem custo algum. Entretanto, será necessário que você tenha uma hospedagem e domínio para que seu site apareça na web. Nessa versão você pode customizar 100% do seu site, além de conseguir fazer modificações no código.

Benefícios do WordPress

São muitos os benefícios de usar WordPress, confira agora algumas das vantagens desse CMS.

Gratuito e possui código aberto

Embora possa parecer repetitivo falar sobre seu código, essa é uma grande vantagem sob os demais CMS. Seu código fonte está disponível para todos, é simples testar, usar e contribuir com o desenvolvimento da plataforma, mostrando problemas ou novas funcionalidades.

Além disso, ele é gratuito e você pode ter uma quantidade infinita de sites criados e em uso.

Extremamente versátil

Por ser open-source, ele possibilita que você possa criar qualquer tipo de site. Isso também se deve pela facilidade e diversidade de seus plug-ins. É possível criar:

  • Lojas virtuais;
  • sites de negócios e empresas;
  • redes sociais;
  • portfólios;
  • blogs;
  • sites educacionais;
  • etc.

Fácil instalação

O WordPress é muito simples e intuitivo. Ele é popularmente conhecido por possibilitar a instalação em 5 minutos e não exigir nenhum conhecimento avançado em desenvolvimento.

Plugins e temas

As possibilidades de criação no WordPress são infinitas. Já existem mais de 54.000 plugins no diretório oficial e mais de 11.000 temas somente no ThemeForest. Além disso, eles são constantemente atualizados e otimizados.

Um plugin é uma extensão de código que modifica e aumenta a funcionalidade do WordPress. Eles determinam como será seu site, por isso são muito úteis e também, muito simples de serem instalados.

Os temas são usados para personalizar e deixar o site como você quiser.

Muito seguro

A segurança de um site é primordial e o WordPress se preocupa com isso. Por isso, é constantemente melhorado e novas funcionalidades são desenvolvidas. Além da ótima segurança do software, existem muitos plug-ins com a funcionalidade de deixar seu site mais protegido.

Compatível com mídias

Esse CMS aceita diferentes tipos de mídias para imagens, vídeos e músicas, como: .jpg, .png, .gif, .mp3, .mp4, .pdf, .doc etc.

Em uma das últimas atualizações, que solucionou 37 bugs e trouxe 7 atualizações, veio com o Gutenberg. Nesse sentido, essa funcionalidade possibilita arrastar e soltar os arquivos no editor de conteúdo. Além disso, o WordPress aceita também mídias pagas.

Ótimo para SEO

Anteriormente, mostramos em um artigo sobre o tema que o SEO é muito importante para que seu site tenha uma boa colocação nos buscadores, e o quanto isso influencia em suas métricas.

O WordPress oferece muitos plugins e ferramentas que ajudam no seu rankeamento, seja porque eles analisam o seu conteúdo, otimizam sua página ou protegem seu site.

Um dos plug-ins mais populares e usados para o SEO, é o Yoast SEO que mostra onde você deve melhorar no seu conteúdo.

Fóruns

Por ser uma ferramenta amplamente usada e ter tantas funcionalidades e opções, existem muitos fóruns de debate na internet. Nesse sentido, existe um grande e ativo fórum brasileiro, onde você pode pedir ajuda e ajudar os demais usuários. Isso é muito interessante e útil, já que muitos dos problemas ou atualizações você pode descobrir e aprender por esses fóruns.

Como você pode ver, um site em WordPress traz muitos benefícios. Definitivamente, além de ser simples, traz muitos benefícios quando pensamos em estratégias digitais.  Aqui na Nova Data trabalhamos e criamos muitos sites com esse vantajoso CMS. E não deixe de acompanhar nossas redes sociais que postamos sempre artigos interessantes e importantes como esse.

LEIA TAMBÉM

B.I

Primeiramente, o seu interesse pelo SEO nos mostra que em algum momento já ouviu falar nesse termo. Por isso, você merece os parabéns por ter chegado até aqui! Agora, você tem noção da necessidade dessa prática dentro do Marketing Digital? Caso ainda não saiba, isso não é um problema! Nós, da Nova Data, iremos te […]

Gabriella Rocha Gabriella Rocha

B.I

Sabia que é possível identificar o caminho exato que um usuário fez em anúncios até chegar a um site? Quem permite isso, no Marketing Digital, são os Parâmetros UTM. Essa métrica é excelente para analisar o comportamento do seu consumidor. E, também, para ter exatidão em suas estratégias. Compreenda de uma vez por todas o […]

Gabriella Rocha Gabriella Rocha

B.I

Você já ouviu falar em Data Layer? Muito provavelmente não, né? Mas, fica tranquilo que até mesmo para quem trabalha com marketing digital, não deve ser um termo familiar. Esse termo significa “camada de dados”e é mais conhecido entre os desenvolvedores. Ao passo que as empresas de marketing digital vem se tornando mais orientadas a […]

Juliana Moutinho Juliana Moutinho