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Data Layer: o que é e a importância no marketing digital

Juliana Moutinho

Juliana Moutinho
27 de agosto de 2021

Você já ouviu falar em Data Layer? Muito provavelmente não, né? Mas, fica tranquilo que até mesmo para quem trabalha com marketing digital, não deve ser um termo familiar. Esse termo significa “camada de dados”e é mais conhecido entre os desenvolvedores. Ao passo que as empresas de marketing digital vem se tornando mais orientadas a dados e focada em trazer a melhor solução para o cliente, os profissionais da área estão tomando conhecimento sobre esse assunto.

Por isso, hoje vamos explicar o que é e qual a sua importância numa estratégia de marketing digital. Acompanhe com a gente!

 

O que é Data Layer?

O data layer, ou camada de dados, é um objeto JavaScript que será utilizado para transmitir informações do seu site para o Google Tag Manager. Ou seja, é um passo fundamental para a coleta de dados. Isso porque você pode utilizar essas informações para preencher as variáveis e ativar os acionadores nas configurações de tags.

Se você ainda não está familiarizado com o Google Tag Manager, ele é uma ferramenta que irá facilitar a produtividade dos analistas de marketing. Nesse sentido, com ele, é possível inserir apenas um código em um site para depois instalar diversos serviços sem precisar mexer nesse código. O que isso significa? Que ao instalar o código do GTM no seu site, você não precisa depender do TI para inserir outros códigos necessários para instalação de ferramentas. Você consegue centralizar a gestão de códigos no setor de marketing.

Com o gerenciador de tags é possível encontrar facilmente as informações incluídas no código fonte das camadas de dados. O data layer no GTM coleta e reúne praticamente todos os tipos de informações do seu site ou app. E, em vez de fazer referência às variáveis, informações de transações, categorias de páginas e outros pontos importantes, quando implementado a camada com variáveis e valores associados, ele garante que esses dados estejam disponíveis sempre que for necessário disparar tags.

O ideal é pensarmos sempre nas categorias e hierarquias das informações que a camada irá lidar. Como, por exemplo:

  • Dados do produto: com nome, preço ou categoria do produto;
  • Informações das campanhas de marketing: com origem do tráfego ou mídia;
  • Dados de transação: com valor do carrinho, data de finalização da compra;
  • Informações do cliente: cliente novo ou recorrente. 

 

Por que o Data Layer é importante?

Através da configuração dessas camadas de dados no GTM, a equipe de marketing conseguirá acessar esses dados completos através do Google Analytics. É através dessa ferramenta que as informações do Tag Manager serão coletadas.

O Data Layer vai ser importante para padronizar a definição da coleta desses dados e permitir que sejam reutilizados nas configurações do tagueamento. Com as variáveis da camada de dados, o gerenciador de tags conseguirá ler os valores da implementação dessa camada e irá transmiti-la para as tags, acionadores e outras variáveis. De forma organizada, ajuda a não só evitar erros, como também a reduzir e a otimizar o tempo de desenvolvimento, além de retrabalhos.

Quais as vantagens de utilizar o Data Layer?

  •  Vai permitir que os dados do servidor sejam disponibilizados para serem acessados por meio do Google Tag Manager e, depois, por outras plataformas;
  • irá fornecer informações importantes para os acionadores das tags, dentro das regras estabelecidas. Como, por exemplo, especificações de navegação do usuário, comportamento da página ou informações de campanha;
  • fornecerá informações mais específicas e que não conseguimos obter do modo tradicional, por meio do HTML com o ID do usuário logado;
  • vai permitir que você implemente o comércio eletrônico para conseguir puxar no Google Analytics relatórios avançados com dados, métricas e dimensões que, quando combinadas, fornecerão uma visão completa de como os usuários estão interagindo com os produtos do e-commerce em questão;
  • irá definir um padrão dos dados que serão analisados pelo time de analistas do setor de marketing.

Em resumo

Como vocês puderam ver, o data layer é mais uma forma de coletar dados do site, só que de forma mais aprofundada e precisa. Apesar de parecer complicado, a equipe de marketing, junto com a equipe de TI, conseguem trabalhar de modo que essa camada de dados seja implementada corretamente. Dessa forma, a coleta e o uso desses dados será utilizada de forma a cumprir com os objetivos de negócio de cada cliente. 

A camada irá permitir que os analistas possam receber e analisar esses dados de forma mais precisa, para obter cada vez mais informações relevantes sobre o comportamento do usuário e sobre as campanhas. Gerando insights e ajustes de modo que impulsione cada vez mais a marca e chegue de forma assertiva nos objetivos de cada cliente.

Para te ajudar a obter mais informações sobre o Data Layer e como realizar a implementação desse código, iremos deixar os links oficiais do suporte do Google para que você possa aprofundar a sua leitura sobre o assunto. E, também, um documento para você compartilhar com a sua equipe de desenvolvedores.

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