Permito o Uso de cookies para:

Nova Data

B.I

Entenda a diferença entre WordPress e WIX

Amanda Ribela

Amanda Ribela
27 de abril de 2021

Ter um site é muito importante, mas na hora de escolher qual plataforma usar, surgem muitas dúvidas. As mais populares e vantajosas são o WordPress e o WIX. Mas, você sabe quais são as diferenças e as vantagens dessas plataformas?

Pensando nessas dúvidas, preparamos um comparativo para mostrar as principais diferenças e ajudar na sua escolha.

Primeiramente, mostraremos uma breve explicação sobre o que é cada uma e, depois, faremos os comparativos entre as plataformas.

O que é o WordPress

O WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, CMS, com código aberto. Extremamente flexível, ele possibilita a criação de qualquer página, site, rede social etc. Sendo assim, pode ser usado facilmente e não precisa de grande conhecimento técnico.

Ele possui duas versões, a “.com” e a “.org”. A primeira versão já vem programada e pronta para uso, com pacotes gratuitos ou pagos. Já a segunda, possibilita a ampla personalização e exige uma hospedagem.

Já fizemos um artigo explicando as principais vantagens de se usar o WordPress para construir seu site.

WIX

Diferente do que as pessoas pensam, o WIX é, na verdade, um construtor de sites. Ou seja, oferece ferramentas para criar sites, sem que seja preciso criar ou modificar códigos.

Ele é construído em ‘blocos’ que você pode adicionar ou modificar em qualquer que seja a página.

Wix X WordPress

Facilidade do uso

O Wix é uma ferramenta muito fácil de usar. Com apenas alguns cliques, você pode construir seu site. Ele não requer nenhuma instalação, é amigável e muito intuitivo. O WIX oferece dois editores, o “Editor Wix” e o “ADI Wix”. A primeira opção é mais completa e a segunda, mais simples e conta com a ajuda de um assistente virtual.

Por outro lado, o WordPress, embora também amigável é menos intuitivo do que o Wix. Isso porque muitas de suas edições são feitas no painel de controle e não na página. Por isso, é mais difícil visualizar como ficará.

Blog

O Wix possibilita a criação de categorias, tags, cronogramas e a exibição dos posts. O editor é simples e os recursos são limitados. Apesar disso, é possível adicionar imagens, GIFs e vídeos. Poré, para mais do que isso, é necessário saber HTML.

O WordPress foi inicialmente criado exclusivamente para blogs, por isso sua performance é melhor. Ele possui funções básicas e avançadas, que ajudam muito no SEO de sua página. Portanto, essa pode ser uma melhor escolha, embora seja necessário a instalação de plug-ins.   

SEO

O Wix tem a funcionalidade de otimizar seu site, mudando títulos, tags e até meta-descrições ou URLs. A mudança dessas URLs não é completa e a plataforma tende a codificar a descrição de imagens, o que prejudica o SEO.

Por outro lado, o WordPress oferece inúmeros plugins, que ajudam no controle e otimização de suas páginas. Por ser criado com foco em blogs, o SEO é mais desenvolvido e oferece melhores benefícios.

Suporte

Com o Wix você tem atualizações de ferramentas feitas automaticamente e encontra também muitos tutoriais. Existe ainda a opção de conversar, por e-mail, com o suporte. A equipe possui conhecimento técnico e pode ajudar em qualquer problema.

Ao passo que anualmente são lançadas diversas atualizações no WordPress, Na versão “.com” elas são automaticamente instaladas. Já na versão “.org”, devem ser feitas manualmente pelo dono do site. Quando assinante, você tem acesso a um chat 24 horas e ao e-mail deles. Se não for assinante, ou usar a versão “.org”, você terá ajuda apenas de outros usuários. Apesar disso, existem muitos fóruns ativos nacionais e internacionais, além de vídeos e artigos do próprio WordPress para te auxiliar. Se tiver uma hospedagem, ela também oferece ajuda.

Flexibilidade

O Wix apresenta a possibilidade de criar sites, blogs, portfólio e lojas virtuais. Porém, as opções de construção são limitadas. Vale ressaltar que seu site só funcionará enquanto você estiver na plataforma. Além disso, você só pode usar apenas os plugins e temas disponíveis por eles. Se decidir migrar, você tem que reconstruir seu site no novo local.

Em contrapartida, o WordPress é muito versátil em ambas as versões. Ele possui muitas possibilidades de personalização. Além de, uma vez construído seu site, você pode migrar para onde quiser. São mais de 54.000 plugins e 11.000 temas para escolher.

Preço

Ambos os sites oferecem opções de planos gratuitos ou pagos. O investimento é baixo, já que ambos possuem muitos plugins e a criação do site é gratuita e simples.

Mas, elas se diferenciam quando o Wix, em seu plano gratuito ou o mais simples, apresenta anúncios na parte superior e no rodapé do site. Apesar disso, você não precisa pagar hospedagem, já que o próprio Wix se encarrega disso, mas não oferece e-mail.

O WordPress oferece um plano básico flexível e que aceita modificações na contratação, diferente oa Wix que tem o número limitado de opções.

De qualquer forma, quanto mais longo for seu plano, mais barato ele ficará.

Qual escolher

Como você pode ver, ambas as opções possuem seus benefícios. Com isso, a escolha dependerá de sua necessidade.

O Wix é indicado para que você crie seu site, já que não possui ajuda técnica. Por isso é intuitivo e possui poucas configurações ou modificações. É para pessoas que querem um suporte e que não se importam em ficar presas na plataforma.

Ao contrário, o WordPress, oferece maior flexibilidade e customização, além da segurança de levar seu site com você para qualquer plataforma. São duas as versões disponíveis, que também dependem do que você precisa e prefere. O “.org” exige maior conhecimento técnico ou a contratação de um profissional, já o “.com”, é mais simples e fácil, mesmo para leigos.

Aqui na Nova Data, somos especialistas na criação de sites otimizados e prontos para dar o destaque que você quer em sua vida profissional. Tudo com segurança, qualidade e rapidez para você ter o site perfeito para sua empresa.

LEIA TAMBÉM

B.I

Primeiramente, o seu interesse pelo SEO nos mostra que em algum momento já ouviu falar nesse termo. Por isso, você merece os parabéns por ter chegado até aqui! Agora, você tem noção da necessidade dessa prática dentro do Marketing Digital? Caso ainda não saiba, isso não é um problema! Nós, da Nova Data, iremos te […]

Gabriella Rocha Gabriella Rocha

B.I

Sabia que é possível identificar o caminho exato que um usuário fez em anúncios até chegar a um site? Quem permite isso, no Marketing Digital, são os Parâmetros UTM. Essa métrica é excelente para analisar o comportamento do seu consumidor. E, também, para ter exatidão em suas estratégias. Compreenda de uma vez por todas o […]

Gabriella Rocha Gabriella Rocha

B.I

Você já ouviu falar em Data Layer? Muito provavelmente não, né? Mas, fica tranquilo que até mesmo para quem trabalha com marketing digital, não deve ser um termo familiar. Esse termo significa “camada de dados”e é mais conhecido entre os desenvolvedores. Ao passo que as empresas de marketing digital vem se tornando mais orientadas a […]

Juliana Moutinho Juliana Moutinho