Permito o Uso de cookies para:

Nova Data

B.I

Google Search Console: o que é e quais as suas vantagens?

Gabriella Rocha

Gabriella Rocha
6 de outubro de 2021

O Google Search Console veio para ficar! Ele é um recurso gratuito e muito valioso fornecido pelo Google. Através dele, é possível monitorar o nível de eficiência de uma página diante dos mecanismos de busca. Além disso, te ajuda a turbinar as suas estratégias de SEO.

Entenda abaixo o que é e como funciona o Google Search Console. Não só isso, mas aprenda também quais são as vantagens dessa ferramenta.

 

O que é o Google Search Console?

Em primeiro lugar, ele é mais uma das ferramentas fornecidas pelo Google a quem trabalha com internet. Por meio desse recurso, você consegue entender claramente como o mecanismo de busca encontra um site em específico. Além disso, a plataforma também analisa a eficiência da URL ao interagir com os motores de busca.

Se você deseja obter mais tráfego no seu site, esse serviço é essencial! Isso porque o Google Search Console, quando bem utilizado, é um grande apoio às estratégias de SEO. Dentro dessa função é possível identificar quais palavras-chaves geram mais tráfego, tornando a ação mais assertiva.  Sendo assim, você pode identificar problemas, otimizar o conteúdo e melhorar a eficiência da página.

 

Quem pode usar o Google Search Console?

A princípio, é indicado para empresários, desenvolvedores web, profissionais de marketing/SEO e administradores de site. Mas, qualquer usuário com uma conta Google pode usufruir da ferramenta.

Vale ressaltar que essas funções requerem conhecimento técnico sobre buscas e sites na Internet. Para quem deseja realizar aprimoramentos, é necessário entender sobre a estrutura interna de um site. Caso não tenha tempo, nem saiba por onde começar, pode contar com a Nova Data. Somos  Google Partner, com um time extremamente capacitado em Desenvolvimento WEB e Marketing.

 

Como ele pode te ajudar?

Em suma, o Google Search Console identifica as otimizações necessárias para a sua página aparecer no topo das buscas. Com isso, ela ganha mais visibilidade e melhora a sua classificação nos resultados de pesquisa orgânica.

A usabilidade gratuita dessa ferramenta é como um guia para a criação de um bom site. E esse é um dos grandes objetivos do “Rei da Internet”: melhorar a experiência do usuário.

Segundo o próprio Google, as ferramentas e relatórios do Search Console permitem que você:

  • Confirme se o Google pode encontrar e rastrear seu site;
  • corrija problemas de indexação e solicite a indexação de conteúdo novo ou atualizado;
  • visualize com que frequência seu site aparece na pesquisa do Google. Quais consultas de pesquisa mostram o seu site, com que frequência os usuários clicam nessas consultas e muito mais;
  • receba alertas quando o Google encontrar indexação, spam ou outros problemas no seu site;
  • mostre quais sites têm links para seu site;
  • resolva problemas para AMP, usabilidade em dispositivos móveis e outros recursos da Pesquisa.

Conclusão

Portanto, o Google Search Console é um verdadeiro braço direito de um time de desenvolvimento e marketing. Ele é completo, auxilia na estrutura do site e do conteúdo. Sendo assim, podemos identificar as melhores palavras-chaves, monitorar seu desempenho e otimizar o conteúdo.

Essa é só mais uma das várias ferramentas disponibilizadas pelo Google. Assim como, o Optmize, que também pode potencializar o seu tráfego. Então, conhecer esses recursos farão toda a diferença em suas estratégias.

Nós, da Nova Data, somos qualificados e certificados para turbinar os resultados dos nossos clientes. Conte conosco para alavancar as suas vendas e gerar mais visitas em seu site!

LEIA TAMBÉM

B.I

Você sabe como funciona o Inbound Marketing? Bom, dentro de um negócio é necessário divulgá-lo ao público. Isso pode ser feito da forma tradicional, com apelo comercial, ou através do Inbound. Dessa forma, ao invés de impor uma venda, primeiro é apresentado o seu valor para depois oferecer o seu serviço. Quando falamos de valor […]

Gabriella Rocha Gabriella Rocha

B.I

Primeiramente, o seu interesse pelo SEO nos mostra que em algum momento já ouviu falar nesse termo. Por isso, você merece os parabéns por ter chegado até aqui! Agora, você tem noção da necessidade dessa prática dentro do Marketing Digital? Caso ainda não saiba, isso não é um problema! Nós, da Nova Data, iremos te […]

Gabriella Rocha Gabriella Rocha

B.I

Sabia que é possível identificar o caminho exato que um usuário fez em anúncios até chegar a um site? Quem permite isso, no Marketing Digital, são os Parâmetros UTM. Essa métrica é excelente para analisar o comportamento do seu consumidor. E, também, para ter exatidão em suas estratégias. Compreenda de uma vez por todas o […]

Gabriella Rocha Gabriella Rocha