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Marketing digital e mídias sociais: como podem ajudar o seu negócio?

Gabriella Rocha

Gabriella Rocha
22 de novembro de 2021

Atualmente, desde o surgimento da pandemia, o Marketing Digital é motivo de grandes pautas. Nesse sentido, as empresas precisaram se reinventar e as mídias digitais se tornaram as suas grandes vitrines. Em um espaço de grande concorrência, chamar a atenção do público se tornou um desafio.

O Marketing Digital é repleto de técnicas e ferramentas, como, por exemplo, SEO, Inbound e anúncios patrocinados. Além disso, temos as famosas redes sociais, que se tornaram as favoritas no quesito divulgação.

Hoje, iremos falar um pouco sobre como cada ferramenta pode ajudar o seu negócio. Confira no artigo a seguir e boa leitura!

 

Qual é a diferença entre Marketing Digital e Mídias Sociais?

Primeiramente, é praticamente impossível falar de Marketing Digital e não citar as mídias sociais! Os dois andam tão juntos que, normalmente, costumam ser confundidos. Inclusive, várias pessoas acham que eles são a mesma coisa. Mas, a resposta é não! Eles são diferentes e você entenderá o porquê.

As mídias ou redes sociais são ferramentas de interação dos meios de comunicação da internet. Elas unem pessoas de diferentes pontos do mundo a qualquer momento. Através dela conseguimos compartilhar fotos, vídeos, transmissões ao vivo e muito mais.

Já o Marketing Digital, por sua vez, consiste na prática de promover marcas, pessoas ou eventos através da tecnologia digital. Em outras palavras, dos recursos da internet. Sejam eles mídias sociais, Google, aplicativos, streamings, entre outros.

Ou seja, a rede social é um dos veículos de divulgação do Marketing Digital. Inclusive, é uma parte importantíssima, pois reúne grande parte da população. Por ser, hoje, a estratégia mais conhecida e utilizada, acabam gerando essa confusão.

 

A importância das Mídias Sociais nas estratégias de Marketing Digital

Em primeiro lugar, é necessário entender o objetivo das mídias sociais como veículo de divulgação. Elas possuem alto poder de influência, decisão de compra e pós-vendas. Através de uma comunicação rápida, direta e eficaz, o alcance ao público é atingido.

Outra vantagem de utilizá-las como estratégia de Marketing Digital é a segmentação. Cada mídia possui o seu tipo de público e conteúdo que engaja melhor. A seguir, conheça um pouco melhor sobre cada uma:

 

Instagram

Atualmente, é a rede social mais utilizada entre os jovens e adultos. Extremamente dinâmico e interativo, com o Instagram é possível compartilhar vídeos e imagens.

O melhor tipo de conteúdo para essa rede é aquele que agregará valor ao público. Com técnicas de Marketing Digital é possível deixar o seu feed comercialmente agradável. Uma dica para obter um bom desempenho nessa rede é ter uma identidade visual marcante. Porém, sem deixar de postar fotos e vídeos dos produtos ou serviços prestados pela empresa.

Recentemente, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, anunciou que a plataforma estaria focando em vídeos. Então, é uma excelente oportunidade para você perder a timidez e aparecer nas câmeras.

 

Facebook

Quando o assunto é Marketing Digital, o Facebook merece destaque! É nessa plataforma que os anúncios acontecem através do Facebook ADS. Também oferece aos usuários o “Estúdio de Criação, ferramenta específica para automatização de postagens. Ambos podem ser utilizados para o Instagram também.

Você sabia que mais de 40% da população mundial está no Facebook? Em questões de engajamento e alcance não é a melhor, mas em usuários é imbatível.

Um dos seus grandes diferenciais é oferecer link clicável nos posts orgânicos, uma excelente maneira de gerar tráfego.

 

Linkedin

Marketing Digital para ambiente corporativo? Com certeza! O Linkedin é excelente para isso. Quando a sua persona é empresarial, não hesite em utilizar essa plataforma para a sua divulgação. Porém, cuidado! Ele não é o ideal para promoções ou sorteios. As pessoas que estão ali procuram conteúdos edificantes, então, através disso, mostre o valor da sua empresa.

 

TikTok

Sobretudo, o TikTok é uma rede social jovem. Muito utilizado para o Marketing Digital, atualmente, ele é um aplicativo de mídia para criar e compartilhar vídeos curtos. Assim, é extremamente potente para viralização.

Recentemente, a ferramenta divulgou o TikTok Ads Manager. A ferramenta é extremamente benéfica para o Marketing Digital, pois permite anúncios em seu ambiente. Nesse sentido, com ela, é possível escolher o público, definir orçamento, acompanhar as métricas e usufruir dos resultados.

Ou seja, para quem deseja crescer rapidamente, apostar em bons conteúdos no TikTok é uma boa alternativa.

 

Twitter

No Brasil, o Marketing Digital no Twitter está crescendo cada vez mais. Ele tem se apresentado como uma boa alternativa de relacionamento nas redes.

Através dele, é possível trabalhar algumas estratégias importantes, como:

– Gestão da reputação é pós-vendas;

– Engajamento em ações promocionais;

– Interação diretamente com os consumidores;

– Branding;

– Gestão de conteúdos relevantes para seu público-alvo.

Às vezes, as pessoas se esquecem como essa plataforma pode ser benéfica para os seus negócios.

 

Conclusão

Em suma, o Marketing Digital aliado às mídias sociais pode ser muito poderoso para o seu negócio! Porém, lembre-se: não adianta postar por postar, há muitas técnicas envolvidas nesse processo.

A Nova Data possui um time de Marketing Digital que pode ajudar o seu negócio. Criamos estratégias para todas as etapas, desde os textos até os anúncios patrocinados.

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