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O que é Inbound Marketing e por que é tão importante?

Gabriella Rocha

Gabriella Rocha
18 de outubro de 2021

Você sabe como funciona o Inbound Marketing? Bom, dentro de um negócio é necessário divulgá-lo ao público. Isso pode ser feito da forma tradicional, com apelo comercial, ou através do Inbound. Dessa forma, ao invés de impor uma venda, primeiro é apresentado o seu valor para depois oferecer o seu serviço.

Quando falamos de valor não é sobre preço, e sim pela solução da dor do cliente. Para isso, é necessário conhecer o Inbound Marketing e o seu funil. Confira a seguir no artigo que preparamos para você!

 

O que é Inbound Marketing?

Em primeiro lugar, Inbound Marketing é um conjunto de estratégias destinadas a atrair e converter clientes através de conteúdos relevantes. Ao contrário do marketing tradicional, no Inbound as empresas não optam pela agressividade comercial. Elas procuram explorar canais de comunicação para serem encontradas.

Essa técnica, também conhecida como marketing de atração, tem como grande diferencial o relacionamento criado com o cliente. Sendo assim, quem vai atrás da empresa é o cliente, e não o contrário.

 

Como o Inbound Marketing funciona?

A base do Marketing de Atração é o funil de vendas. Ele é composto por 4 etapas: atrair visitantes, gerar leads, converter as oportunidades e vender aos clientes.

 

Funil Inbound Marketing

 

Com ele, é possível converter estranhos em clientes e em influenciadores da sua marca. Isso porque a estratégia é construída através de conteúdo, considerando todo o perfil da sua persona. Se você consegue entregar a ela o conteúdo certo, no momento exato e no local correto, você se torna relevante!

Assim, o Inbound Marketing oferece ao público respostas para os problemas que impulsionaram a procura. E é por essa razão que essa estratégia é tão valiosa! Ela é capaz de captar leads qualificados, tornando-os muito eficazes para atração e conversão no digital.

 

Qual é a diferença entre o Inbound Marketing e Outbound?

Conforme citado anteriormente, o Inbound atinge as pessoas com o conteúdo que elas necessitam. Ele entrega respostas e soluções. Por não ser invasivo, entrega soluções ao cliente e aumenta as chances de conversão. 

Nesse sentido, podem estar presentes em sites, blogs, mídias sociais, e-mails, landing pages e demais canais digitais. É possível metrificar todas as campanhas individualmente, para que você invista cada vez mais onde dá resultado. Também conseguimos otimizar o que não está alcançando as expectativas.

Já o Outbound, não possui uma mensagem personalizada para o momento específico. Nesse sentido, ele é agressivo, com foco comercial, para converter a venda naquele momento. Normalmente, atinge um número maior de pessoas, mas também é facilmente ignorado. 

Nessa estratégia é difícil mensurar a eficácia da campanha. Isso porque nem sempre conseguimos identificar qual ação em específico gerou uma venda. Está presente em comerciais de rádio, televisão, outdoor, e possuem alto valor de investimento.

 

O que acontece após a venda?

Por fim, após todas as etapas do funil, seu cliente finalmente decide comprar com você. Ótima notícia! Nesse momento, você não pode deixá-lo de lado. É agora que a sua empresa irá se destacar entre a concorrência, e garantir um cliente fidelizado. Por isso, confira o que deve fazer:

– Vídeos demonstrativos de como utilizar o produto/serviço;

– contato após a compra para saber a avaliação do cliente;

– campanhas que falem exatamente com quem já comprou;

– ações de indicação;

– lembretes de aniversário e datas comemorativas.

Portanto, o Inbound Marketing deve estar presente em todas as fases da jornada de compra. Por isso, produza conteúdos incríveis, capriche no título e otimize as palavras-chaves. Essa será a solução para a sua estratégia digital!

E aí, gostou deste conteúdo? Em suma, para uma estratégia de Marketing de Atração bem eficaz é necessário um excelente conteúdo. A Nova Data possui um time capacitado de Copywriter e UX Writer que levarão o seu negócio ao sucesso! Com o Inbound Marketing bem executado, seus leads sempre estarão bem qualificados.

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