Permito o Uso de cookies para:

Nova Data

B.I

O que é o Data Science e quais as suas vantagens?

Gabriella Rocha

Gabriella Rocha
10 de dezembro de 2021

Primeiramente, é necessário entender que o Data Science faz parte de várias áreas de atuação. Independente do ramo, ele é primordial para potencializar o desempenho de um negócio. Além disso, a sua tecnologia é essencial para a tomada de decisões de uma organização.

Muitas vezes, as pessoas acreditam que o Data Science seja um assunto difícil de compreender. Todavia, isso não é realidade. Ele está presente no cotidiano corporativo diariamente e, talvez, você ainda não tenha reparado isso.

Nós, da Nova Data, somos grandes fãs deste assunto. Confira o artigo que preparamos, e entenda como a Ciência de Dados pode contribuir com a sua vida. Boa leitura!

 

Afinal, o que é o Data Science?

Atualmente, dentro de uma grande competitividade no mercado, é necessário se diferenciar. A tecnologia, muitas vezes, é a responsável pelo diferencial competitivo nas corporações. Nesse sentido, ela é capaz de integrar setores e otimizar o trabalho.

Assim, surge o Data Science. Essa área estuda as informações, o processo de captura, transformação, geração e a análise de dados. Com isso, ele é capaz de transformar bancos de dados grandes e complexos em informações significativas para a empresa. Ou seja, através dessa junção é possível usufruir da inteligência de dados de forma produtiva. Sendo assim, os processos se tornam automatizados e as operações são executadas de forma melhor.

 

Quais são as vantagens de contar com o Data Science?

Como você já entendeu sobre o que é o Data Science, agora iremos explicar quais são as suas vantagens. Confira a seguir!

Otimiza o desempenho financeiro

Quem aí também adora saber que está indo tudo bem com as finanças? Isso é motivo de paz entre os empresários. Porém, poucos sabem que o Data Science é um grande aliado para que isso ocorra. Com ele,  o investimento realizado torna-se mais preciso. Evitando, assim, desperdícios graves na estratégia adotada e nas operações rotineiras.

Auxilia a organização das demandas operacionais

Toda demanda precisa ter um prazo bem estabelecido. Ele precisa estar exposto, organizado e com o seu responsável. O Data Science permite que alguns sistemas deem suporte a essas demandas. A partir disso, é possível organizar as tarefas do seu trabalho e permitir que tudo flua bem. O Trello, Operand e Asana são excelentes ferramentas para esse âmbito. Graças ao Data Science, elas estão presentes na atualidade.

Otimiza as ações de Marketing

É inegável que o Data Science e o Marketing andam juntos. Isso porque ambos se completam. O Marketing é um grande refém da tecnologia, sem ela não há avanços digitais.

Nesse sentido, a Ciência de Dados permite o controle e monitoramento das campanhas mercadológicas. Quanto mais acompanhamento temos em cima de uma ação, mais garantimos a sua assertividade. Ou seja, há uma grande economia de tempo e recursos. Com isso, é possível garantir melhores resultados e um ROI (retorno sobre investimento) muito maior.

 

Conclusão

Portanto, com o artigo é possível compreender a grande contribuição que o Data Science oferece às empresas. Ele é o responsável pelos sistemas, ferramentas, HUB’s e demais avanços tecnológicos. Quando utilizados da forma correta, é possível garantir bons resultados em todos os setores. Além disso, permite uma melhor união e integração entre a equipe.

Gostou deste conteúdo? Fique por dentro do nosso Instagram para mais dicas como esta, e continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

LEIA TAMBÉM

Performance

A humanização da marca é uma grande tendência para 2022. Cada vez mais, este assunto vem ganhando visibilidade dentro do empreendedorismo. Assim, ter uma marca humanizada estreita a relação da empresa – cliente, e aumenta as chances de fidelização. Nesse sentido, a palavra-chave para este tema é a empatia. Infelizmente, a maioria dos negócios possui […]

Gabriella Rocha Gabriella Rocha

Performance

2022 chegou trazendo diversas tendências de Marketing Digital! Em primeiro lugar, um excelente ano novo para você! A Nova Data deseja que o seu negócio prospere infinitamente! Agora, é o momento de se atualizar e entender os novos passos dessa área promissora. Sabemos, inclusive, que tudo que envolve Marketing e Desenvolvimento muda absurdamente rápido. Então, […]

Gabriella Rocha Gabriella Rocha

Performance

Recentemente, os anúncios patrocinados ganharam grande visibilidade com o crescimento do Marketing Digital. Eles são excelentes para quem deseja ser conhecido pelo público. Porém, por trás de cada campanha sempre deve existir uma excelente estratégia. Nesse sentido, os anúncios patrocinados se tornaram acessíveis a qualquer nicho, estando presentes em muitas redes sociais. É necessário o […]

Gabriella Rocha Gabriella Rocha