Permito o Uso de cookies para:

Nova Data

B.I

O que é o domínio de um site?

Amanda Ribela

Amanda Ribela
30 de março de 2021

Estar presente na internet é muito importante para qualquer profissional e empresa que queira se destacar e ser referência no mercado. São várias as etapas para você ter seu site. Tudo começa com um domínio, mas você sabe o que é isso? Ou como adquirir o seu?

Pensando nessas dúvidas, preparamos esse artigo para te explicar sobre esse assunto.

O que é um domínio?

Primeiramente, vamos explicar o que é um domínio.

Também chamado de endereço eletrônico ou URL, o domínio é o endereço do seu site na internet. É o nome exclusivo que você escolhe e registra, para ser o único que possa usar. Ele é o nome que as pessoas digitam para te encontrar. Ou seja, é o que aparece após o “www.” em sites e após o “@” nos e-mails.  

O domínio faz parte da construção da sua identidade e presença digital. Ele funciona como sua marca digital e porta de acesso a seu site. A partir dele, fica mais fácil encontrar sua empresa na web.

Vale destacar que o domínio não é responsável por armazenar dados, artigos e imagens do seu site, pois esse é o papel da hospedagem.

É importante que você saiba que, apenas ter um domínio não garante a você que seu site estará na internet. Para que isso aconteça, você deve ter um serviço de hospedagem. Preparamos um artigo para lhe explicar sobre o que é e como contratar a melhor hospedagem para seu site.

Para que existem os domínios?

Cada site presente na web possui um IP único. O IP consiste em uma sequência numérica, que serve para identificar e diferenciar os sites.  Seria muito difícil para alguém decorar esse número para conseguir encontrar seu site. Por isso foram criados os domínios. 

O padrão “nome do site” mais a extensão (.com.br) foi definido em 1984 e é a forma mais fácil de ser encontrado pelo seu cliente. Ou seja, os domínios servem para diferenciar e facilitar a memorização de um endereço de site.

Dessa forma, quando alguém digita seu domínio, os servidores DNS, Domain Name System, ou em português ‘sistema de nomes de domínios’, traduzem e localizam os números de IP e acessam o conteúdo onde foi armazenado.

Composição de um domínio

Os domínios são formados por 3 partes: o nome, a extensão ou categoria de um domínio (TLD) e o código do país, que é opcional. Veja o exemplo:

Tensites.com.br (será essa URL? E acho que seria legal usar uma imagem aqui…)

O nome do domínio corresponde ao nome do site. E está associado com a marca, que no caso do exemplo, é o “tensites”.

A extensão ou TLD, corresponde ao segmento do site, nesse caso, é o “.com”. Existem outras opções que mostraremos a seguir.

Código do país é a localização do site, no caso, o “.br” (Brasil) ou “uK’ (Reino Unido) e assim por diante.

Extensão ou TLD

Uma extensão domínio é chamada de gTLD, “Generic Top-Level Domain”, ou seja, é a parte que determina a categoria do site. São formados, geralmente, por três letras.

São mais de 250 domínios nos quase 30 anos de criação, o mais popular é o “.com”. Veja alguns exemplos e onde são usados:

  • .com – comercial;
  • .edu – educação;
  • .org – organização;
  • .gov – usado oficialmente pelo governo federal.

Quais as vantagens do domínio próprio?

Visibilidade online

Estamos na era da tecnologia, por isso, estar online é necessário para qualquer empresa e profissional que quer se destacar. Quando se tem um domínio próprio, fica mais fácil para os usuários pesquisarem e lembrarem do seu nome.

SEO

Vindo do termo americano “Search Engine Optimization”, são técnicas usadas para deixar seu site nas primeiras colocações dos buscadores. Estatísticas apontam que mais de 80% dos cliques ficam nos três ou quatro primeiros resultados mostrados nas pesquisas. Além disso, o Google e o Bing tendem a reconhecer e ranquear melhor os sites oficiais.

Mais confiável

Ter um domínio próprio passa mais credibilidade e profissionalismo aos clientes. Mostra que você investiu em criar uma linha de comunicação com eles e se preocupou em fazer isso de maneira segura e transparente.

E-mail próprio

Quando você registra um domínio, você ganha também o direito de ter um e-mail com o nome do domínio. Assim, você pode separar seus e-mails pessoais dos profissionais e conseguir administrar melhor sua vida.

Criação de subdomínios

Uma possibilidade que impacta positivamente em seu negócio é a criação de subdomínios, ou seja, nomes que usam seu domínio, mas são direcionados a alguma coisa específica. Como por exemplo: “vendas.nomedodominio.com”

Esses subdomínios podem ser criados no painel de controle de seu domínio. Eles ajudam a gerir melhor as interações dos visitantes em cada página.

Regras para o registro do domínio

Para fazer o registro de um domínio, você deve seguir algumas regras como:

  • Devem ter de 2 a 26 caracteres, sem contar com a extensão. Quando internacionais, podem ter até 63 caracteres;
  • Não pode ser iniciado ou finalizado com hífen, como também não pode haver acentuação;
  • Não existe diferenciação entre maiúsculas e minúsculas.

Como registrar seu domínio?

  1. Consulte se o nome escolhido está disponível pelo site “registro.br”
  2. Se estiver disponível, você pode fazer o registro na própria plataforma.
  3. Outra opção é entrar no site de hospedagem que você vai contratar e fazer o registro enquanto assina a hospedagem.
  4. Depois de preenchido os dados, você deve pagar a taxa de assinatura e já pode começar a construir seu site.

 

Definitivamente, com esse passo a passo e explicação, todas as etapas ficaram mais fáceis, né? Não tenha medo de fazer sozinho, mas se tiver alguma dúvida, fale com o nosso time que temos especialistas para te ajudar. Aqui na Nova Data temos um time focado na criação de sites, pronto para oferecer todo o destaque que precisa. 

LEIA TAMBÉM

B.I

Você sabe como funciona o Inbound Marketing? Bom, dentro de um negócio é necessário divulgá-lo ao público. Isso pode ser feito da forma tradicional, com apelo comercial, ou através do Inbound. Dessa forma, ao invés de impor uma venda, primeiro é apresentado o seu valor para depois oferecer o seu serviço. Quando falamos de valor […]

Gabriella Rocha Gabriella Rocha

B.I

O Google Search Console veio para ficar! Ele é um recurso gratuito e muito valioso fornecido pelo Google. Através dele, é possível monitorar o nível de eficiência de uma página diante dos mecanismos de busca. Além disso, te ajuda a turbinar as suas estratégias de SEO. Entenda abaixo o que é e como funciona o […]

Gabriella Rocha Gabriella Rocha

B.I

Primeiramente, o seu interesse pelo SEO nos mostra que em algum momento já ouviu falar nesse termo. Por isso, você merece os parabéns por ter chegado até aqui! Agora, você tem noção da necessidade dessa prática dentro do Marketing Digital? Caso ainda não saiba, isso não é um problema! Nós, da Nova Data, iremos te […]

Gabriella Rocha Gabriella Rocha