Permito o Uso de cookies para:

Nova Data

B.I

O que é o Metaverso e quais são as suas expectativas?

Gabriella Rocha

Gabriella Rocha
12 de novembro de 2021

Recentemente, o Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook agora se chama Meta, por conta do Metaverso. Com isso, muito se tem debatido sobre o assunto e a sua relevância para a tecnologia moderna. O mundo virtual, onde as pessoas conseguirão estar mais próximas do que nunca, é a nova aposta dos gigantes.

Nesse sentido, as empresas se preparam para a maior revolução da comunicação de todos os tempos. A Microsoft e a Roblox, por exemplo, são algumas das que estão disputando por sua participação no Metaverso.

Nas próximas linhas, a Nova Data te explicará o que é esse termo e quais são as suas expectativas. Boa leitura!

 

Afinal, o que é o Metaverso?

O Metaverso é uma espécie de mundo virtual. Nele, os usuários conseguirão interagir entre si através de avatares digitais. Para que ele exista, diversas tecnologias estarão presentes. Criptomoedas, redes sociais, realidade virtual e aumentada são algumas delas.

Os gigantes tecnológicos não perdem tempo e já entram na disputa por uma fatia desse mercado. A ideia é que, através do Metaverso, a Internet seja completamente 3D. Com isso, a comunicação e interação será totalmente imersiva e ininterrupta. Ou seja, agora estaremos mais próximos do que nunca – mesmo que virtualmente.

Em 1992, no livro “Snow Crash”, de Neal Stephenson, foi citado o termo “Metaverso”. Aparentemente, pode ter sido uma referência para a expressão, já que se trata de um mundo distópico.

 

Como o Metaverso funcionará?

A principal dificuldade em descrever esse ambiente é que ele ainda não existe. Posteriormente, as pessoas conseguirão reproduzir todos os fatos da sua vida no mundo virtual.

Segundo o Mark Zuckerberg, nós conseguiremos fazer quase tudo na Internet 3D. Como, por exemplo, ir ao cinema com o seu avatar ou até mesmo experimentar uma roupa. Tudo de forma virtual, inclusive o dinheiro, que seria através de criptomoedas.

Porém, as mudanças não param por aí. Há especulações de que o WhatsApp já está sendo preparado para a nova realidade. Por aqui, já estamos ansiosos para o que está por vir!

 

Ele é uma realidade virtual ou uma nova Internet?

Nenhum dos dois! A Realidade Virtual é um tipo de sistema que cria atividades humanas em ambientes virtuais. Ela será um dos recursos utilizados para o Metaverso, caso o projeto seja concluído. A construção desse novo universo também englobaria outras tecnologias.

Já sobre a Internet, a expectativa é que o Metaverso venha para somar e não substituir. Ou seja, ele seria um complemento da Internet, estando presente em diversos dispositivos.

 

Conclusão

Acima de tudo, é necessário entender que o Metaverso é um projeto inicial. Ou seja, tudo que é discutido sobre ele ainda são projeções.  As especulações são elaboradas a partir dos planos das empresas potentes de tecnologia. Aliás, são elas que determinam tudo sobre a internet. Ainda assim, o futuro digital está sendo disputado e devemos aguardar os próximos capítulos dessas mudanças.

Ainda não é possível garantir que o Metaverso sairá do papel. Diversos aspectos tecnológicos precisam mudar, como a própria Internet. Atualmente, está acontecendo o leilão do 5G. Ele seria essencial para a concretização do projeto, pois com o 4G não seria possível atender essa nova realidade.

Nós, da Nova Data, estamos atentos a todas as mudanças e iremos atualizar vocês em nossos conteúdos. Não se esqueçam de nos seguir no Instagram para ficar por dentro das atualizações.

LEIA TAMBÉM

Performance

Atualmente, desde o surgimento da pandemia, o Marketing Digital é motivo de grandes pautas. Nesse sentido, as empresas precisaram se reinventar e as mídias digitais se tornaram as suas grandes vitrines. Em um espaço de grande concorrência, chamar a atenção do público se tornou um desafio. O Marketing Digital é repleto de técnicas e ferramentas, […]

Gabriella Rocha Gabriella Rocha

Performance

Em primeiro lugar, já ouviu falar em Core Web Vitals? Caso ainda não, sem problemas! Esse termo é mais uma das novidades do Google que veio para ficar. Quando falamos em websites, sabemos que as suas atualizações constantes são importantíssimas. Nesse sentido, o surgimento dos Core Web Vitals contribuirá ainda mais a identificar as melhorias […]

Gabriella Rocha Gabriella Rocha

Performance

O Google Keyword Planner é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google. Nesse sentido, ela permite a pesquisa das melhores palavras-chaves para a sua campanha. Quando falamos de tráfego orgânico e pago, as palavras-chaves são essenciais. Muitas vezes, acreditamos que uma palavra é a ideal para aquele caso, e o resultado não aparece. Imediatamente, entra a […]

Gabriella Rocha Gabriella Rocha