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O que é um site responsivo?

Amanda Ribela

Amanda Ribela
13 de abril de 2021

Estar na internet é uma necessidade para qualquer empresa ou profissional que quer alcançar e conquistar seu público. Apesar disso, apenas ter um site não é o suficiente, é preciso que seu site seja responsivo. Mas, você sabe o que é um site responsivo? Conhece as vantagens?

Com o marketing digital sendo cada vez mais importante e conquistando mais espaço, investir em um site próprio e responsivo é uma obrigação. Pensando nisso, criamos esse artigo para mostrar o que é e quais os benefícios do site responsivo.

O que é um site responsivo?

Primeiramente, vamos entender o que é um site responsivo e como isso surgiu. De forma simples, quando falamos sobre sites responsivos, estamos nos referindo a sites que se adaptam automaticamente a qualquer tipo de aparelho. Ou seja, ele adapta seu conteúdo para as diferentes resoluções do desktop, smartphone, tablet etc.

A principal função desse tipo de site é adaptar o layout de acordo com o tamanho da tela de exibição. Diminuindo ou aumentando o tamanho dos textos e imagens, sem prejudicar a visibilidade ou dar zoom.

Por serem sites inteligentes e programados para se adaptarem, o designer identifica qual a largura e altura da tela do dispositivo usado. Como resultado, ele consegue determinar a melhor dimensão da página.

Por que ter um site responsivo?

Hoje, mais de 63% das pesquisas no Google são feitas através de smartphones, foi o que revelou uma pesquisa do MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Nesse sentido, visando facilitar e melhorar a experiência dos usuários, os sites foram criados com layout adaptável. Alguns especialistas afirmam que esses layouts responsivos são os melhores amigos da experiência positiva do usuário.

Outra pesquisa do Google mostrou que mais de 65% dos usuários não retornam às páginas, quando essas não são responsivas. Mostra ainda que, de cada 10 usuários, 4 tentam permanecer ou voltar na página que tiveram dificuldades para acessar de maneira móvel.

Site responsivo X Site mobile?

Como já vimos anteriormente, um site responsivo se adapta a qualquer tipo de tela. Ele possui uma única estrutura de códigos que funciona em qualquer resolução.

Por outro lado, o mobile é como se fosse um segundo site. Ele é feito exclusivamente para ser usado por um determinado dispositivo. Ou seja, é a cópia do site original. Porém, é preparado de forma que o usuário que acesse através de um smartphone, seja encaminhado para essa página e tenha a visualização adequada do conteúdo.

Quais são as suas vantagens?

O acesso via mobile não para de crescer

De acordo com dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, nos últimos 10 anos o percentual de acessos pelos smartphones cresceu 98,1%.

Uma pesquisa global mostrou que 56% das buscas são feitas por dispositivos móveis, contra apenas 44% nos desktops.

Melhora a experiência do usuário

Dados apontam que, se o usuário tiver uma experiência positiva no site, as probabilidades dele adquirir produtos ou serviços ficam acima dos 60%. Em contrapartida, quando ele tem problemas no site, a tendência é que ele desista de continuar a navegação e consequentemente, a compra do seu produto ou serviço.

A permanência de um usuário em seu site impacta diretamente no posicionamento dele nos buscadores. Quanto maior é a permanência e melhor é o conteúdo, melhor é o rankeamento.

Ajuda no SEO

O SEO, “Search Engine Optimization”, são técnicas usadas para deixar seu site nas primeiras colocações dos buscadores. Quando você tem um site responsivo, ele já é otimizado e melhor ranqueado pelo Google. Além disso, você gasta menos tempo configurando ou fazendo manutenção, e pode focar no que é realmente importante, o conteúdo. Vale lembrar que nada adianta você ter um ótimo conteúdo, se seus usuários não vão conseguir ler. Por isso, a necessidade do cuidado com um site adaptável.

Melhora as vendas

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e organizada pelo portal E-Commerce Brasil, mostrou que 86% dos usuários conectados fazem compras online. Desses, 67% realizavam compras usando seus smartphones. Esses dados são de pesquisas realizadas em 2019.

Esses números mostram a importância de um site responsivo para o aumento das vendas e da taxa de conversão dos usuários. Quando olhamos para o cenário da pandemia, notamos o aumento de vendas online e a necessidade dos sites em facilitar essas ações.

Aumenta a velocidade da página

Quando uma página demora mais de 3 segundos para carregar, ela já começa a perder usuários. A regra do Google PageSpeed Developers é que um site deve carregar em 1 segundo e até 2 segundos para um site completo de e-commerce. A partir desse tempo, os usuários saem de sua página e o Google a penaliza. O fator de rankeamento do Google também está ligado a velocidade de um site em abrir completamente.

Uma pesquisa britânica mostrou que 67 % dos consumidores têm o tempo de carregamento como fator decisivo para a permanência e compra em um site.

Sobretudo, um site responsivo é mais leve e otimizado para os dispositivos móveis. Com isso, o carregamento é mais rápido.

Mais rápido e mais econômico

Quando se tem um site com layout responsivo, não existe a necessidade de criar versões mobile dele. Por isso, fica mais barato obter e manter do mesmo.

Além disso, a criação, a configuração e o gerenciamento do conteúdo se tornam mais rápidos e econômicos.

Como você pode notar, são muitas as vantagens de possuir um site responsivo. Todos os sites criados por nós, são responsivos e adaptáveis a qualquer dispositivo. Com a gente, você garante que seu site terá a configuração certa, que garante ao seu usuário a melhor experiência. 

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