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Parâmetros UTM: o que são e como utilizá-los

Gabriella Rocha

Gabriella Rocha
15 de setembro de 2021

Sabia que é possível identificar o caminho exato que um usuário fez em anúncios até chegar a um site? Quem permite isso, no Marketing Digital, são os Parâmetros UTM. Essa métrica é excelente para analisar o comportamento do seu consumidor. E, também, para ter exatidão em suas estratégias.

Compreenda de uma vez por todas o que são os Parâmetros UTM. E, além disso, como eles podem alavancar os resultados das suas campanhas!

 

Para começo de conversa, o que são os Parâmetros UTM?

Também conhecidos como links de rastreamento, os Parâmetros UTM são códigos inseridos no final de uma URL. Eles servem para rastrear a origem do tráfego de uma campanha on-line.

Nesse sentido, é possível entender com exatidão o comportamento da sua persona em uma campanha específica. Portanto, os Parâmetros UTM te ajudarão a otimizar os seus resultados. Além disso, minimizarão os riscos de uma campanha digital.

 

Qual é a importância dos Parâmetros UTM e para que servem? 

Certamente, alcançar resultados bem estruturados é o grande objetivo das campanhas de marketing digital. Porém, para isso, é necessário ter estratégias precisas e bem definidas.

Com os Parâmetros UTM, fica mais fácil saber o retorno que cada ação está gerando. Assim, planejar e organizar os investimentos acaba possuindo menos riscos.

Dessa forma, você poderá utilizar esses dados para performar e otimizar a sua estratégia de anúncios. A consequência é a melhoria nos resultados e tráfego ainda mais valioso para a sua página.

 

Afinal, o que você pode rastrear através dos Parâmetros UTM?

A grande vantagem dos Parâmetros UTM é que você pode utilizá-los em diversos canais. Por exemplo:

  • Mídias pagas de redes sociais: Facebook, Linkedin, Pinterest, Twitter, Instagram, Whatsapp, entre outros;
  • Campanhas de e-mail marketing, newsletter, CRM ou e-mails automáticos;
  • Google Ads;
  • Campanhas com interação de QR Code;
  • Demais canais que possuam URL;

 

Então, como se faz para colocar os Parâmetros UTM em uma campanha?

Em primeiro lugar, fique sem preocupação! Utilizar os Parâmetros UTM é bem simples! Isso porque você já consegue criá-los com o “Construtor de URL” do Google. 

Para identificar a origem do tráfego, é necessário utilizar os parâmetros que serão analisados pelo Google Analytics.

 

Confira quais são eles:

 

  • Origem da Campanha (utm_source)

Esse parâmetro é o que te permite identificar a origem do tráfego para o seu site. Ou seja, de qual rede social ou newsletter veio a visita exatamente. Por exemplo:

https://www.novadata.com.br/?utm_source=google

 

  • Mídia da campanha (utm_medium)

Enquanto essa, identifica por qual tipo de mídia o tráfego chegou até o seu site. Se foi por anúncio, mídias sociais, landing page ou link de afiliados.

Nesse caso, ele ficaria assim: 

https://www.novadata.com.br/?utm_source=google&utm_medium=cpc

 

  • Nome da campanha (utm_campaign)

Nesses Parâmetros UTM, é possível indicar qual campanha aquela URL está se referindo. Ou seja, qual é o nome dela. Assim, você consegue nomear campanhas para lançamentos, materiais, cursos, produtos. Veja a seguir:

https://www.novadata.com.br/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=campanha_exemplo

 

  • Conteúdo da campanha (utm_content)

O Parâmetro de Conteúdo é útil para comparar qual foi o conteúdo mais acessado. Nesse sentido, é normalmente utilizado em campanhas com viés de teste A/B.

Também é possível aplicá-lo em um e-mail marketing. Sendo assim, conseguimos saber qual elemento foi mais clicado. Esse parâmetro é facultativo.

Confira o exemplo:

https://www.novadata.com.br/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=campanha_exemplo&utm_content=exemplo_de_utm

 

  • Termo de campanha (utm_term)

Tem como objetivo rastrear a palavra-chave de um determinado anúncio. Como em campanhas pagas do Google Ads. Esse item é opcional, bem como te ajudar a identificar as palavras-chaves que se saíram melhor naquela campanha.

https://www.novadata.com.br/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=campanha_exemplo&utm_term=exemplo_de_termo

 

Conclusão 

Então, como você pôde notar, são muitas as vantagens de utilizar os Parâmetros UTM!

Contar com uma equipe de alto nível fará toda diferença em seus resultados. Nós, da Nova Data, contamos com um time especializado em Campanhas Pagas. Além de sermos um Google Partner.

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