B.I

Por que sua empresa precisa de B.I?

Amanda Ribela

Amanda Ribela
15 de dezembro de 2020

Na era da informação e tecnologia onde tudo pode ser um dado mensurável e relevante, muitas empresas encontram dificuldades para gerir esse excesso de informações. Por isso, o B.I foi desenvolvido. Dessa forma, o Business Intelligence torna possível usar apenas os dados relevantes para a tomada de decisões ou insights.

Ficou curioso para saber mais sobre esse processo, que é a tendência de mercado pela grande eficiência que oferece aos empreendimentos? Então acompanha com a gente e entenda o porquê da sua empresa precisar adotar os processos de B.I.

O que é o B.I

Primeiramente, vamos explicar o que significa a sigla, “B.I”. Ela vem de “Business Intelligence”, que em tradução literal do inglês seria a “Inteligência de Negócio”.

Diferente do que muitos pensam, o B.I não é uma ferramenta tecnológica, embora precise delas para existir. O conceito, na realidade trata-se de um conjunto de processos que oferecem suporte para as decisões com base em fatos e dados. Por isso, no Business Intelligence, os dados são coletados, organizados, analisados e disseminados de forma estratégica, para facilitar e otimizar o planejamento e tomadas de decisão.

Dessa forma, esse processo transforma o grande volume de informações sobre os diversos assuntos na chamada “inteligência acionável”. Em outras palavras, em dados que podem ser acessados de maneira fácil, quando necessário.

Além do uso para a tomada de decisão, o B.I serve também para monitorar a concorrência, alimentar pesquisas de marketing e demais demandas estratégicas da empresa que precisam de dados técnicos e de informações.

Ressaltamos que o Business Intelligence é um conceito, não um software. O B.I vai muito além da colheita e monitoramento dos dados.

Os pilares do B.I

Os conceitos do B.I são fundamentados em 3 pilares básicos. Sendo eles:

  • Coleta de dados

Tudo que acontece na empresa é analisado. Dessa forma, é possível determinar quais dados são importantes e para quais finalidades. Entre eles estão: reputação no mercado, produtividade, gargalo etc.;

  • Organização e análise

Nessa fase, os dados coletados são organizados em bancos de dados para que possam ser acessados e apresentados de forma simples. Com isso, o momento da interpretação é simplificado e otimizado;

  • Ação e monitoramento

Depois que os dados são organizados e da tomada de decisão com base nos dados colhidos, os resultados precisam ser acompanhados e monitorados. Por isso, nessa etapa acontece a monitoração de forma objetiva e assertiva de todas as ações realizadas.

Vantagens para sua empresa

Decisões assertivas e lucrativas

Com o B.I, todos os dados da empresa são exibidos de maneira simples e rápida. Sendo então, possível a tomada de decisões de forma assertiva. Além disso, é possível entender todas as falhas e fragilidades da empresa e diminuir os gastos, e também como investimentos podem ser feitos de forma mais inteligente.

Padronização dos dados

Com o B.I, informações de diferentes departamentos da empresa são adaptados para a mesma linguagem. Dessa forma, os dados podem ser consultados em uma única fonte e facilmente interpretados. Eles também garantem mais profissionalismo, já que todos os dados estão organizados no mesmo lugar.

Mais produtividade

Entre as principais vantagens das ferramentas de B.I estão a agilidade de acesso e a visualização dos dados. Isso porque eles estão todos em um só lugar. O B.I otimiza e automatiza a formatação, manipulação e geração de relatórios.

Mais eficiência

Os sistemas de Business Intelligence podem ser adaptados de acordo com as necessidades e especificidades de cada empresa. Dessa forma, um modelo único de processo é criado. Com isso, seus projetos tornam-se ainda mais bem-sucedidos. A agilidade e produtividade é, então, otimizada.

Estratégia

As ferramentas de Business Intelligence oferecem relatórios e gráficos em tempo real. Essas informações são extremamente relevantes para o setor estratégico da sua empresa e para projeções futuras.

Segurança dos dados

Com o B.I, seus dados ficam protegidos em apenas um lugar. Bem como, permanecem confidenciais. Apenas quem for autorizado pode acessar. Por isso, os riscos de vazamentos de dados se tornam mínimos.

Quando a minha empresa precisa usar o B.I?

Anteriormente, já falamos sobre o Business Intelligence ser uma tendência mercadológica global. E isso se comprova com uma pesquisa americana, que mostrou que até o final de 2020, 75% das empresas já estariam usando B.I.

Isso porque foi comprovado que 88% dos diretores baseiam 75% de suas decisões em análises subjetivas, porque não sabem quais dados usarem. Por conta disso, as empresas vêm tomando decisões erradas e perdem contratos e lucratividade.

O momento certo para a contratação de ferramentas e empresas especializadas em B.I é quando você passa a ter diversos dados diferentes, sejam eles sobre seus clientes, suas finanças, seus funcionários ou quais forem.

Desse modo, você precisa usar o Business Intelligence quando os seus objetivos forem de expansão do seu negócio. Afinal, se você não souber como tratar ou organizar seus dados, você não conseguirá alcançar o crescimento que almeja.

E não se engane, não são apenas as grandes empresas que devem adotar o B.I. As práticas desse conceito São indicadas para todos os segmentos e portes de empresas. Isso porque, com o uso inteligente dos seus dados, uma decisão pode ser tomada em menos tempo, crises são minimizadas e o investimento no negócio retorna de forma mais rápida.

Nós, da Nova Data, somos especialistas em Business Intelligence e possuímos nossa própria ferramenta de monitoramento de dados. Ela abrange todos os setores da sua empresa, desde o financeiro, operacional, comercial e até o marketing.  Com a gente, você tem em suas mãos seus dados em tempo real e pode contar com a ajuda de especialistas.

A Nova Data veio para mostrar ao mercado novas soluções, pois somos eficientes, inovadores e sofisticados. Tomar decisões nunca foi tão seguro, eficiente e assertivo.

LEIA TAMBÉM

B.I

Você sabe o que é a linguagem de programação “Python” e quais as funcionalidades que ela oferece para a criação de sites e aplicativos? Essa é uma linguagem simples e que vem conquistando o mercado, sendo usada por grandes empresas. Por isso, o Python se tornou uma linguagem universal e que oferece muitas vantagens para […]

Amanda Ribela Amanda Ribela

B.I

O cenário mercadológico atual exige profissionais e empresas amplamente capacitadas e que façam a gestão do tempo com qualidade e eficiência. Pensando nisso, foram criados os “sistemas de gestão”. Mas, você sabe o que é um sistema de gestão e qual a sua finalidade? Um sistema de gestão organiza todas as tarefas a serem executadas […]

Amanda Ribela Amanda Ribela

B.I

O Google é a plataforma mais usada para pesquisas no Brasil e no mundo. Por isso, quando temos um negócio, precisamos que ele seja visto para que possa ser conhecido e comprado. Com isso, surge a importância de investimentos em anúncios no Google Ads, porque ali você tem a chance de estar onde seu público […]

Amanda Ribela Amanda Ribela