B.I

Python: confira seus benefícios e em quais projetos usar

Amanda Ribela

Amanda Ribela
15 de dezembro de 2020

Você sabe o que é a linguagem de programação “Python” e quais as funcionalidades que ela oferece para a criação de sites e aplicativos? Essa é uma linguagem simples e que vem conquistando o mercado, sendo usada por grandes empresas. Por isso, o Python se tornou uma linguagem universal e que oferece muitas vantagens para você desenvolvedor.

Ficou curioso para saber o que a linguagem Python pode oferecer e simplificar em seu trabalho? Então, acompanhe com a gente e descubra.

O que é o Python

Python é uma linguagem de programação que pode ser usada para desenvolver diversos aplicativos. Ela é muito popular por possuir uma estrutura de dados de alto nível, módulos, exceções, tipagem dinâmica, vinculação dinâmica e muitos outros recursos.

A linguagem é tão versátil que pode ser estendida para interligar sites com a maioria dos sistemas operacionais. Além de ser possível executar códigos escritos em C ou C ++.  Além disso, ela oferece milhares de módulos de terceiros. A popularidade do PyPI se dá também por ele oferecer, de forma simples, padrões populares como Django, para desenvolvimento web e NumPy, Pandas e Matplotlib, para ciência de dados.

Por ter seu código aberto, todas as versões do Python são protegidas por direitos autorais, com GPL certificada pela Open Source Initiative. Acesse o código pelo site oficial.

A breve história do Python

Criado em 1980, seu primeiro uso foi em dezembro de 1989, por Guido Van Rossum no CWI, na Holanda.

Em 16 de outubro de 2000, ocorre o lançamento da sua segunda versão, com sua principal mudança no processo de desenvolvimento. Assim, todo o processo passava a ser mais transparente e colaborativo. Juntamente com essa atualização, novos recursos foram implementados. Incluindo um coletor de lixo com detecção de ciclo para gerenciamento eficiente de memória e suporte para Unicode.

Em 2008, é lançada a versão que se utiliza atualmente. As mudanças e melhorias tornaram a versão atual incompatível com as versões anteriores. Dessa forma, seus principais recursos foram adaptados para o Python 2.6 e 2.7. Que são compatíveis com versões anteriores, para minimizar o impacto em aplicações antigas.

Quem usa?

Anteriormente, já falamos que o uso dessa linguagem é uma tendência mundial, mas você sabia que as maiores empresas e aplicativos do mundo estão fazendo uso do Python? Veja agora as principais.

  • Instagram – o Python é usado em seu backend;
  • Google – eles usam “onde podemos, C ++ onde devemos”;
  • Netflix – usa apenas o Python em seus sistemas;
  • Mozilla – tem mais de 230 mil linhas de código escritas em Python;
  • Uber – faz uso do Jupyter Notebook e o IPython para análise de seus dados;
  • Dropbox – usa o Python 3 em sua infraestrutura. E vem defendendo publicamente o uso da linguagem;
  • Slack, Digital Ocean, Lyft, Sauce Labs e Fastly – são empresas que divulgam amplamente o uso do Python;
  • Disqus, Reddit, Quora e Youtube;
  • Bloomberg e JPMorgan, além de muitas outras empresas de mercado financeiro;
  • E outras.

Inclusive,  influencia diversas outras linguagens como, por exemplo, Boo e Cobra. Essas usam os princípios de indexação e desenvolvimento do Python.

Vantagens da Linguagem Python

Dinamismo e facilidade

Criado para facilitar o desenvolvimento, usa de técnicas de DRY, “Don’t Repeat Yoursel”, e KISS, “Keep it Simples Stupid”, para ser dinâmico e de fácil programação.

 Portátil e Extensível

É possível que você use diferentes idiomas para a criação dos códigos. Assim como é suportado pela maioria das plataformas, seja Windows, Linux, Macintosh, Solaris, Playstation etc. Seus recursos de extensibilidade permitem integrar componentes Java e .NET, assim como bibliotecas C e C ++.

 Desenvolvimento Web

Tem em sua matriz os frameworks mais populares. Sendo eles: Django, Flask e Pylons. Além disso, estruturas são escritas em Python, e por isso, o uso dos códigos é mais rápido e estável. Porém, você pode usar outras extrações da web.

Ciência de Dados e pesquisa acadêmica

Hoje, o Python é a linguagem mais usada na ciência de dados. Isso ocorre porque foram lançados mecanismos numéricos do Python, como “Numpy” e “Pandas”. Com isso, o Python pode ler e executar dados tabulares, matriciais e estatísticos.

O Python também apresenta um vasto armazenamento em diferentes áreas acadêmicas, onde você pode encontrar bibliotecas inteiras sobre:

  • Atrophy – informações sobre astronomia;
  • Biopython – dados sobre biologia e bioinformática;
  • Numpy – é o pacote fundamental para computação científica com Python;
  • Scipy – sua principal utilidade é complementar o popular módulo Numpy, focado para matemática, ciências e engenharia;
  • Pandas – fornece estruturas de dados de alto desempenho e fáceis de usar, e ferramentas de análise de dados;
  • E muito mais.

Sintaxe

A ideia central do Python é ter uma sintaxe simples e com fácil legibilidade. Dessa forma, ele faz uso de caracteres especiais como: “->, ::, :=, {, }”. Assim, é possível escrever algumas funções com apenas uma linha.

Computação gráfica

Essa linguagem é amplamente utilizada para a construção de aplicativos GUI e de desktop. Ele usa a biblioteca “Tkinter” para facilitar a criação dos aplicativos. É também usado para o desenvolvimento de jogos. Nesses casos, você escreve a lógica de um módulo “pygame”, que também pode ser usado em dispositivos Android.

Facilita os testes

O Python impulsiona e facilita a realização dos testes, isso porque possui muitas estruturas de teste integrados, que abrangem a depuração e fluxos de trabalho mais rápidos. Porém, existem outras ferramentas e módulos para facilitar ainda mais o processo, como o Selenium e o Splinter. O Python também suporta testes com multi-plataforma e cross-browser, com frameworks como PyTest e Robot Framework.

Big Data

É muito comum utilizar essa linguagem para Big Data. Isso porque, ela pode processar e lidar com as dificuldades dos dados, assim como suportar computação paralela. Em outras palavras, o Python permite vários cálculos realizados ao mesmo tempo e você pode usar o Python ou Hadoop.

Scripting e Automação

O Python não é apenas uma linguagem de programação, mas pode ser usado também como linguagem de script. Nesses casos, o código é escrito na forma de scripts e executado. Além disso, a verificação de erros é feita durante a execução e a máquina lê e interpreta o código rapidamente. Após o primeiro uso, ele é reconhecido e automatizado.

Como você pode ver, são muitas as vantagens que você tem ao começar a usar a linguagem Python em seus desenvolvimentos. Nós, aqui da Nova Data, já adotamos essa linguagem para criarmos diversos aplicativos. Usamos principalmente a base de dados e, em muitos dos nossos processos, a linguagem Python facilita o trabalho dos nossos desenvolvedores.

LEIA TAMBÉM

B.I

Na era da informação e tecnologia onde tudo pode ser um dado mensurável e relevante, muitas empresas encontram dificuldades para gerir esse excesso de informações. Por isso, o B.I foi desenvolvido. Dessa forma, o Business Intelligence torna possível usar apenas os dados relevantes para a tomada de decisões ou insights. Ficou curioso para saber mais […]

Amanda Ribela Amanda Ribela

B.I

O cenário mercadológico atual exige profissionais e empresas amplamente capacitadas e que façam a gestão do tempo com qualidade e eficiência. Pensando nisso, foram criados os “sistemas de gestão”. Mas, você sabe o que é um sistema de gestão e qual a sua finalidade? Um sistema de gestão organiza todas as tarefas a serem executadas […]

Amanda Ribela Amanda Ribela

B.I

O Google é a plataforma mais usada para pesquisas no Brasil e no mundo. Por isso, quando temos um negócio, precisamos que ele seja visto para que possa ser conhecido e comprado. Com isso, surge a importância de investimentos em anúncios no Google Ads, porque ali você tem a chance de estar onde seu público […]

Amanda Ribela Amanda Ribela