Performance

Google Search Console: o que é e quais as suas vantagens?

imagem do criador do post

Gabriella Rocha

27 de Maio de 2022 às 07:52

descricao da imagem

O Google Search Console veio para ficar! Ele é um recurso gratuito e muito valioso fornecido pelo Google. Através dele, é possível monitorar o nível de eficiência de uma página diante dos mecanismos de busca. Além disso, te ajuda a turbinar as suas estratégias de SEO.


Entenda abaixo o que é e como funciona o Google Search Console. Não só isso, mas aprenda também quais são as vantagens dessa ferramenta.


O que é o Google Search Console?


Em primeiro lugar, ele é mais uma das ferramentas fornecidas pelo Google a quem trabalha com internet. Por meio desse recurso, você consegue entender claramente como o mecanismo de busca encontra um site em específico. Além disso, a plataforma também analisa a eficiência da URL ao interagir com os motores de busca.


Se você deseja obter mais tráfego no seu site, esse serviço é essencial! Isso porque o Google Search Console, quando bem utilizado, é um grande apoio às estratégias de SEO. Dentro dessa função é possível identificar quais palavras-chaves geram mais tráfego, tornando a ação mais assertiva. Sendo assim, você pode identificar problemas, otimizar o conteúdo e melhorar a eficiência da página.


Quem pode usar o Google Search Console?


A princípio, é indicado para empresários, desenvolvedores web, profissionais de marketing/SEO e administradores de site. Mas, qualquer usuário com uma conta Google pode usufruir da ferramenta.


Vale ressaltar que essas funções requerem conhecimento técnico sobre buscas e sites na Internet. Para quem deseja realizar aprimoramentos, é necessário entender sobre a estrutura interna de um site. Caso não tenha tempo, nem saiba por onde começar, pode contar com a Nova Data. Somos Google Partner, com um time extremamente capacitado em Desenvolvimento WEB e Marketing.


Como ele pode te ajudar?


Em suma, o Google Search Console identifica as otimizações necessárias para a sua página aparecer no topo das buscas. Com isso, ela ganha mais visibilidade e melhora a sua classificação nos resultados de pesquisa orgânica.


A usabilidade gratuita dessa ferramenta é como um guia para a criação de um bom site. E esse é um dos grandes objetivos do “Rei da Internet”: melhorar a experiência do usuário.


Segundo o próprio Google, as ferramentas e relatórios do Search Console permitem que você:


•   Confirme se o Google pode encontrar e rastrear seu site;

•   corrija problemas de indexação e solicite a indexação de conteúdo novo ou atualizado;

•   visualize com que frequência seu site aparece na pesquisa do Google. Quais consultas de pesquisa mostram o seu site, com que frequência os usuários clicam nessas consultas e muito mais;

•   receba alertas quando o Google encontrar indexação, spam ou outros problemas no seu site;

•   mostre quais sites têm links para seu site;

•   resolva problemas para AMP, usabilidade em dispositivos móveis e outros recursos da Pesquisa.



Conclusão


Portanto, o Google Search Console é um verdadeiro braço direito de um time de desenvolvimento e marketing. Ele é completo, auxilia na estrutura do site e do conteúdo. Sendo assim, podemos identificar as melhores palavras-chaves, monitorar seu desempenho e otimizar o conteúdo.


Essa é só mais uma das várias ferramentas disponibilizadas pelo Google. Assim como, o Optmize, que também pode potencializar o seu tráfego. Então, conhecer esses recursos farão toda a diferença em suas estratégias.


Nós, da Nova Data, somos qualificados e certificados para turbinar os resultados dos nossos clientes. Conte conosco para alavancar as suas vendas e gerar mais visitas em seu site!

Click